Coordenador : Ana Cristina Troncoso
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397341.2206.74856.23102023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O número de pessoas potencialmente atingidas pela ação compreende não só os participantes de forma direta como também uma grande parcela dos alunos da rede pública do município, já que esperamos que os conteúdos trabalhados no curso possibilitem uma atualização na área e uma melhor compreensão do que é o fazer cientifico. Objetiva-se que esta experiência possa ser compartilhada com alunos destes professores. Os alunos de graduação, estagiários e extensionistas, que ministrarão cursos nesta ação também fazem parte do público alvo, já que também estão inseridos no processo de aprendizagem da divulgação científica, aprofundando-se nos temas abordados e reformulando seus conhecimentos. Os temas abordados fazem parte do conteúdo das disciplinas de enfoque neurocientífico da grade curricular do curso de Psicologia do CURO, dessa forma os alunos de graduação deste curso envolvidos na ação também terão a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos adquiridos nestas disciplinas.
Objetivo
Objetivo Geral: Estimular o vínculo Universidade-Comunidade, envolvendo pesquisadores da área e alunos de graduação na divulgação dos conhecimentos neurocientíficos; proporcionar, aos extensionistas, práticas de aula e intervenções direcionadas aos professores e alunos da rede pública; facilitar o acesso da comunidade ao saber produzido na Universidade; promover a participação de pesquisadores e alunos universitários na difusão do conhecimento. Objetivo Específico: Além da inclusão dos professores e alunos no conhecimento neurocientífico e as implicações deste conhecimento no contexto escolar temos também como proposta discutir sobre a compreensão da Neurociência pelos professores e o desenvolvimento de argumentos para que possam opinar e influenciar decisões que envolvam tais conhecimentos, ou seja, cria-se a possibilidade de exercerem, democraticamente, o controle popular sobre temas que circundam esta área da ciência e suas implicâncias diretas no cotidiano.
Resumo
Nesta ação de extensão serão abordados conteúdos de cunho neurocientífico que possuem aplicabilidade no contexto escolar visando a complementação e atualização dos professores em suas atividades didáticas. Os conteúdos visam a compreensão das funções neurobiológicas e suas relações com a aprendizagem e com outros aspectos do comportamento humano. Serão trabalhados os seguintes temas: Metodologia Científica; Neuroanatomia Básica; Neurodivergência; Estresse e seus efeitos; Neurociência: Desejo e Dependência; Transtorno do Espectro Autista; Razão e Emoção; Sono e Ritmos Circadianos.